quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Scripts de uma vida"

Homenagem ao querido Mestre Dylmo Elias

Quarta-feira, 22 de abril de 2009. Abro minha caixa de mensagens pela manhã e me deparo com uma notícia muito triste:
"Morreu hoje, no hospital Ordem Terceira da Penitência, na Tijuca, o advogado e professor de jornalismo Dylmo Elias, de 80 anos. Ele sofreu uma parada respiratória."
Imediatamente meu pensamento é invadido por inúmeras lembranças: meu primeiro dia de aula quando o conheci; o dia em que, juntos, na switcher do laboratório de rádio da UniverCidade dançamos funk; minha primeira locução aos olhares incentivadores do Mestre; suas constantes palavras de carinho e apoio; o café com leite na cantina; as conversas na Unidade de Processamento Audiovisual (UPA); a sua brilhante participação como locutor no musical da Lapa; sua visita a minha casa; nossas conversas ao telefone; sua presença junto aos meus alunos no Colégio São Paulo para falar sobre rádio, teatro, radioteatro, Pedrinho...; o dia em que André tocou na rádio MEC em sua homenagem; seu estímulo nas horas difíceis; seu aplauso nas horas alegres...
Dylmo sempre nos fez acreditar...
Acreditar em nossa capacidade, em nossos sonhos, em nossa meta. Para ele não existia "não posso", "não consigo", "não sei"; mas, "eu posso", "eu consigo", "eu sei".
Mais que um professor ou um educador, Dylmo foi, e sempre será, um grande amigo. As vezes um pai e até mesmo um avô querido, acalentando as dores e cicatrizes deixadas pelos caminhos de nossa existência.
Com Dylmo aprendi coisas da vida...
Um dos maiores scripts escritos pelo Mestre, o maior legado deixado por ele para nós, seus alunos e discípulos, foi o roteiro de sua história... sua história de vida!
"Firmes!" ecoa a voz saudosa. Firme! respondo, ainda com a voz embargada pela saudade.
Apesar da breve ausência, em minha memória sua eterna presença.
Obrigada Dylmo.
Até um dia.

2 comentários:

  1. Vou postar na primeira pagina para vc ver logo!
    Não e pq vc e minha professora!(e tenho orgulho disso)Mais acho seus trabalhos legais e projetos tb
    acho que sou sua primeira aluna a visitar vc!Bju

    ResponderExcluir
  2. Oi, Slavisa:

    Bonito o teu texto, expressa bem o que sentimos, alunos e ex-alunos do Mestre.

    Aproveito para informar que a missa de sétimo dia em intenção da alma dele será realizada às 19h da próxima segunda-feira (27/04), na Igreja da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada à Praça Edmundo Rego nº 27, Grajau.

    Estejamos lá, firmes.

    Um abraço,
    Ricardo Goldbach

    ResponderExcluir